AR CONDICIONADO, como usar, economizar e dar manutenção.

VERÃO, CALOR, BAIXA UMIDADE DO AR – CONFORTO TÉRMICO nas residências e comércios. Solução – AR CONDICIONADO.

Muitos projetos devem contemplar a incidência solar e o calor e temperatura média que as residências e comércios. Assim, sabe-se em projeto que alguns procedimentos como pé direito da futura construção (altura do piso até a laje forro/pavimento).

Outros procedimentos é posicionar áreas de lazer, salas e dormitórios para tomar o sol da manhã. Porém nem sempre é possível e ou desconhecimento sobre como projetar uma habitação mais sustentável e com conforto térmico indicado.

Quando se trata de aumentar o pé direito, as vezes podemos colocar em 4,00 metros, ou seja, o bolsão de ar quente irá ficar mais distante das pessoas na edificação.

Porém, se não existir soluções de projeto, o consumidor irá ter uma despesa para climatizar sua residência e ou comércio. Comprar ar condicionados para os volumes de m³ de ar por hora de funcionamento, esfriando e trocando calor, consumindo energia elétrica.

Assim, no site da loja Leroy Merlin, uma dica interessante de como economizar no uso do ar condicionado na temporada de calor. Leia abaixo:

“Como economizar no uso do ar condicionado na temporada de calor que chega junto com a primavera e o verão

Aparelhos de ar condicionado trazem um alívio muito bem-vindo na primavera e no verão. Infelizmente, o seu uso vem atrelado com uma conta de luz substancialmente maior e a um gasto de energia que não é nada bom para a natureza.

Quer saber como economizar dinheiro e ajudar o meio ambiente ao otimizar o uso do seu ar condicionado? O Casa de Verdade foi conversar sobre o assunto com o assessor de venda da Leroy Merlin Camilo Lélis, da loja da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Saímos de lá com algumas dicas preciosas de como gastar menos nessa época do ano. Confira:

Como economizar no uso do ar condicionado na temporada de calor que chega junto com a primavera e o verão

Vai usar por muito tempo? Aposte no ar condicionado Inverter

O modelo Inverter é de 40 a 60% mais econômico que um modelo comum. Isso acontece porque, diferente dos outros, ele não desarma depois de alcançar a temperatura programada:

“O que consome energia é o pico no motor, essa aceleração de quando ele liga de novo depois de se desarmar por um tempo. O ar condicionado inverter não faz isso: ele arma e se estabiliza naquela temperatura – isso gera mais economia”, explica Camilo.

Mas atenção: esse modelo não vale a pena se você for utilizá-lo por menos de quatro horas por dia, já que é só após esse tempo que a economia acontece. Por isso, Camilo diz que ele é mais recomendado para ambientes comerciais e para aqueles que usam o aparelho durante o sono.
Compre um modelo com a potência certa pra sua casa

BTUs são as unidades térmicas do ar condicionado, que indicam a sua potência, e essa informação é essencial na hora de comprar o seu aparelho: a depender do tamanho do cômodo, ele deverá ter mais ou menos BTUs. De acordo com Camilo:

“Quando vamos vender o aparelho, a gente pergunta primeiro o tamanho do ambiente, para que ele escolha o ar condicionado ideal. Se você levar um que tenha menos BTUs porque é mais barato e ele não for suficiente para refrigerar o cômodo, o aparelho acabará sendo forçado e isso se refletirá em gastos na conta de luz a longo prazo”.

É por isso que, às vezes, comprar um aparelho mais potente e mais caro, acaba significando uma economia a longo prazo”.

Como economizar no uso do ar condicionado na temporada de calor que chega junto com a primavera e o verão. Tenha bons hábitos durante o uso.

Os cuidados do dia-a-dia com o ar condicionado são poucos, mas no fim acabam sendo essenciais para a economia. Camilo diz que a rotatividade do motor é sempre a mesma, então não importa a temperatura – colocar no 18° ou no 21° gasta a mesma quantidade de energia.

Além disso, é essencial uma limpeza periódica para que a sujeira não impeça o bom funcionamento do aparelho e isso force o gasto de energia.

“O filtro é removível e existem produtos específicos que são aplicados na serpentina e fazem a limpeza do ar condicionado”, diz Camilo”.

FONTE: LEROY MERLIN – Loja virtual – site de ofertas. Link em anexo:
https://www.leroymerlin.com.br/ar-condicionado-janela-7500btus-250v–220v–frio-consul_88151084

DIVULGAÇÃO: ENGEFROM ENGENHARIA Escritório técnico de engenharia civil.

Fale conosco Engº José Antonio Gonçalves – ENGEFROM ENGENHARIA:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s